terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Coluna Crônica Jornal de Caçapava: Os Santos que Andavam - Mistérios do Vale.



  (Jornal de Caçapava, 23 de novembro de 2012.)


      Segundo os caiçaras mais antigos da cidade de Caraguatatuba, por lá, Santo Antônio e São Benedito gostavam de caminhar. Numa dessas charmosas vilas, à hora que os pescadores dormem, pois suas madrugadas passam muito rápidas e o mar chama para a labuta, Santo Antônio e São Benedito descem de seus altares e saem a peregrinar.

     O povo sabia das caminhadas dos santos, pois as devotas que lhes limpavam, deixavam o altar sempre bem disposto, e não é que virava e mexia, elas encontravam os pés deles cheios de areia? Mas ninguém fazia conta, achava era muita graça. Só que a festa durou pouco, quando chegou novo sacerdote na vila, as histórias dos passeadores logo lhe alcançaram os ouvidos. O padre que benzia, com água benta a mula que lhe servia, não pensou nem uma vez. Mandou pegar os dois santinhos e tacou fogo.

    Enquanto o fogo consumia os pobrezinhos dos santinhos, o padre foi enlouquecendo, corria e pulava pela rua sem que ninguém pudesse segurar. O homem nunca mais ficou são, tiveram que levar embora. Dos santos que gostavam de caminhar só sobraram as histórias.

     Sônia Gabriel


Nenhum comentário: