terça-feira, 23 de agosto de 2011

História de Zenilda Lua


Continuam chegando histórias, o povo não vai poder dizer que não sabia nenhuma. Que maravilha! Vamos conversar, contar histórias...
Apreciem esta que Zenilda Lua nos enviou...


"A Menina que virou Santa

Em 1923 na minha cidade, Patos (sertão paraibano), uma menininha chamada Francisca, foi brutalmente agredida e espancada até a morte pela sua madrasta. Com ajuda do pai colocada num saco e jogada bem longe da cidade num matagal, entre duas pedras.
Os vizinhos deram falta de Francisca mas, a madrasta contou que após uma discussão em família decidiram mandar a criança morar com  parentes em região distante.
Passado dois dias moradores da zona rural encontraram o corpo da menina. A madrasta e o pai fugiram da cidade. Entre as duas pedras, onde o corpinho foi encontrado, em sinal de respeito moradores fincaram uma grande cruz de madeira. No dia seguinte voltando ao local onde foi posta a cruz, perceberam uma espécie de nascente, um fiozinho de água singela e cristalina escorria por  entre a dureza das pedras em plena caatinga sertaneja onde a seca obedece uma constância quase o ano inteiro. Estudiosos e cientistas visitaram o local, analisaram a fontezinha e nada foi esclarecido. Desse dia em diante  gente de toda a região passou a visitar o lugar fazendo pedidos, orações, novenas. 
Ao lado das pedras foi construída uma capela.
Hoje conhecida como a Cruz da Menina. A capela transformou-se num grande templo de adoração com salas de ex-votos, casa das velas, altar externo, lanchonete, lojas de souvenir, teatro de arena, passarela e jardim.

Onze anos depois do crime a madrasta e o pai foram localizados na cidade de Campina Grande e levados a júri popular mesmo inocentados pela justiça, o casal jamais teve sossego, perseguidos pela população, a madrasta morreu louca e o pai cometeu suicídio.

A casa onde Francisca morava na cidade  ficou mal assombrada. Por muito tempo, após meia noite ouvia-se barulho de portas e janelas batendo e uma criança num lamento choroso chamando pela mãe."


Nenhum comentário: