terça-feira, 24 de setembro de 2013

Coluna Crônica Jornal de Caçapava: História e histórias que o povo conta no Vale do Paraíba - Final



(Jornal de Caçapava, 23 de agosto de 2013.)

Uma das grandes dificuldades de se ensinar História para os alunos dos ensinos fundamental e médio é o aparente distanciamento entre a realidade cotidiana e os conteúdos apresentados, além da questão temporal. A faixa etária desses períodos escolares ainda pode ser atraída pelo imaginário coletivo e uma das estratégias em que se pode apostar é exatamente este imaginário. Com o intuito de despertar a curiosidade para fatos tão distantes deste novo século, lendas e mitos podem ser ferramentas.
Exemplo desta estratégia são as aulas sobre a presença dos Jesuítas no Brasil. O conteúdo pode ser iniciado pela apreciação da Lenda de Nossa Senhora da Escada, sobre a construção da Igreja Jesuítica da Freguesia de Nossa Senhora da Escada (1652), na cidade de Guararema. Outros exemplos como: patriarcas e barões do café que se tornaram “Corpo Seco”, evidenciando a necessidade de busca pela justiça que, provavelmente, não seria atingida no cotidiano real; infanticídio e o abandono de crianças recém-nascidas registrados na lenda da “Porca e os leitões”; a força da religiosidade católica na formação cultural brasileira retratada nas lendas “Procissão Fantasma”, “Missa da meia-noite”, “Mula – sem - cabeça” este mito de origem ibérica, permanece no folclore brasileiro e toma esta forma a mulher que é amante de padre. Castigo pela conduta contrária às regras da Igreja, sua origem estaria em medieval fato dos padres se utilizarem das mulas como meio de transporte considerando-as mais seguras e dóceis para dominar; veículos fantasmas e barulhos bélicos preservando a memória de revoltas políticas, a exemplo da Revolução Constitucionalista de 1932, são discreta amostra.
Uma experiência a ser considerada é o projeto Desvendando o Vale do Paraíba, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Rui Rodrigues Dória:

“Desde 2010, o projeto Desvendando o Vale do Paraíba já realizou atividades e expedições para as cidades de: Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Silveiras e Areias (2010); Queluz, Cruzeiro e Lavrinhas (2011); Cunha, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha e Redenção da Serra (2012). Foram visitadas e estudadas, ainda, Jacareí (MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba) e Guararema (Recanto do Américo e Ilha Grande). Em 2013, as atividades e expedições contemplam as cidades de Piquete, Canas e Lorena.
Os objetivos do projeto são estabelecidos, anualmente, de acordo com os conteúdos trabalhados em sala de aula, nas disciplinas envolvidas, e que correspondam aos aspectos históricos de cada uma das cidades em questão. O projeto também oportuniza aos alunos conhecerem o patrimônio (humano, arquitetônico, cultural e ambiental) regional valeparaibano. A maioria dos alunos de nossa escola não conhecem as cidades próximas de São José dos Campos e descobrem, através do projeto, as questões históricas brasileiras que tiveram como palco o Vale do rio Paraíba do Sul."

A busca para um caminho mais atrativo para a aprendizagem passa também pela memória (individual e coletiva), ao mesmo tempo facilitando a aquisição de novos conhecimentos e valorizando as tradições culturais. 


Sônia Gabriel


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