quinta-feira, 26 de abril de 2012

Saudade Misteriosa!




  Deu vontade de fazer pão com linguiça ou pedir para a mãe (melhor mesmo), arrumar as bolsas das crianças, carregar câmera e filmadora, gravador em punho, e começar tudo de novo! Rever ruas, pessoas, escutar novas e as antigas histórias, de novo. Nestes momentos é que vejo e sinto o quanto valeu e vale a pena. Até breve, caros amigos...

  Eu, na sacada do senhor Lucas Rodrigues, em Piquete - SP, mais especificamente, Bairro dos Marins, ali, grudadinho na Serra da Mantiqueira. Trabalho bom o meu! Faz tempo esta foto... 

  Paz e bem!
  Sônia Gabriel

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Escambo 68


Nosso ESCAMBO já saiu. Quem levou?
Eba, desta vez, não teve para ninguém! É seu, Bea Galvão. Valeu insistir.
Envia , por e-mail, seu endereço que mando entregar.
Beijos, fiquei feliz, viu?

Paz  e bem!
Sônia  Gabriel


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um Vale de Livros - Verena e Wilson Gorj



Sempre um bom programa. Novos livros.


Escambo 67




Caros amigos, mais um ESCAMBO!
Doação do Instituto Ecocultura, o livro de Alberto Ikeda - Folia de Reis, Sambas do Povo.
Quem leva?
Ao primeiro comentário.
Paz e bem!
Sônia Gabriel

Escambo 66


Quem levou nosso último ESCAMBO foi a chiquérrima  Dyrce Araújo.
Nada mais justo, já que foi ela quem batalhou tanto por aquela publicação.
Dyrce, está comigo, guardadíssimo para você.

Paz e bem!
Sônia Gabriel

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Monteiro Lobato em quadrinhos...



"A Editora Ebal, fechada desde 1995, possuía uma edição chamada Grandes Figuras, responsável por apresentar autores brasileiros em belíssimas produções visuais baseadas em obras biográficas já publicadas.

A edição nº16 converteu o livro Monteiro Lobato, vida e Obra, de Edgard Cavalheiro, em uma linda publicação ilustrada.

A publicação, que se tornou rara, apresentada hoje no Almanaque Urupês, pertence ao acervo de Lygia F. Ambrogi, falecida este ano. Uma obra quadrinizada por Nair da Rocha Miranda e com desenhos de Nico Rosso, publicada originalmente em 1965: Monteiro Lobato, o amigo das crianças."




No Mundo de Monteiro Lobato!



Foi uma tarde adorável! Viajamos pelo mundo de Monteiro Lobato com a criançada. Eles adoraram, a tia, a mãe e a criança (bem escondida) Sônia também...


Meu preferido!












Aproveite o aniversário do moço ai acima e vá passear...


... com a família.
É tudo de bom!
Paz e bem!

Sônia Gabriel


domingo, 15 de abril de 2012

Celebração de José Antônio Braga Barros - Poeta!



 Caminho para a festa de aniversário do Poeta Braga Barros; totalmente explicado nascer para  a poesia caminhando por estas estradas de nosso interior. Braga e Sueli são daquela estirpe de pessoas que têm a alma da generosidade mais do que generosidade de alma.


Uma olhadinha em Santo Antônio do Pinhal...


A sinalização estava muito discreta, mas conseguimos acertar o caminho do Paraíso do poeta e sua musa!
Quem poderia resistir à poesia diante de um cenário assim? 
O poeta faz sua arte e faz arte também, feito um menino. Ficamos muito felizes com o convite, com o acolhimento e com sua felicidade. Conhecemos um pouco mais da intimidade do escritor e da bucólica paisagem.






















Tempinho para apreciar a paisagem de Eugênia Sereno, muitas aventuras aconteceram nestas entrelinhas de ruas e povoados...


Uma parada em Sapucaí-mirim, mais um cantinho de segredos de Benedicta Rezende, muitos segredos! Uma delícia de desvendar.










O poeta nos possibilitando viajar pela poesia.
Paz e bem, Braga! Eternamente...

Sônia Gabriel


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um Vale de Livros: J B de Mello e Souza





Caros amigos, vejam que maravilha! Para quem tem dificuldade de conseguir um exemplar do livro  Meninos de Queluz, de J B de Mello e Souza, o site http://www.malbatahan.com.br/artigos/livro_meninosdequeluz.pdf, está disponibilizando. Uma ótima oportunidade de lerem um livro de profunda sensibilidade.
Corram, aproveitem.
Isto, sim, é uma excelente notícia.


Imagem do site

Paz e bem!
Sônia Gabriel

terça-feira, 10 de abril de 2012

O Cronista do rio Paraíba do Sul



Foto: JB de Mello e Souza, o Cronista do Rio Paraíba do Sul e do Vale. Este moço de Queluz - SP, está me ensinando muito, a viagem ao Paraíba e à Educação dos séculos XIX e XX está sendo fantástica. 

Olmar Guterres da Silveira, referindo-se a JB de Mello e Souza e seu inquestionável talento para a Educação, disse, em 1968, que "Professor já nasce feito". Hoje, muitos, muitos mesmo, brotam das faculdades de conceito duvidoso e sem a necessária certeza da profissão. Vamos lutando para poder trabalhar e nem sempre a dificuldade se apresenta apenas através do governo, das famílias e dos educandos. Há que se refletir, mas também há os que acham que 'dá canseira' este exercício. Vamos insistindo...

Sônia Gabriel


terça-feira, 3 de abril de 2012

Retratos pintados - manifestação de nossa sensibilidade e de nossa história.



Apresento meu pai e minha mãe, na flor da idade, começando a vidinha de casados, é uma delícia, não é? Que bom que as pessoas estão dando mais valor a essas imagens. Até bem pouco tempo, muitos jogavam fora, achavam que não era bonito em comparação com as fotografias. Agora, entende-se que é uma manifestação artística, sim! Para os historiadores é uma fonte de estudo muito importante. Traz informações preciosas.

Vejam que bacana sobre retratos pintados e bonequeiros: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vKx0cBwWalg#!