terça-feira, 27 de setembro de 2011

Depoimento de Ester Quadros sobre as lendas do Mistérios do Vale.



Caros amigos, abaixo o depoimento de Ester Quadros sobre seu competente trabalho na Casa Vó Laura. É muito gratificante saber que o trabalho que fazemos contribui muito além do que podemos imaginar.
Agradeço muito.
Paz e bem!
Sônia Gabriel



"Oi Luminosa Sonia,
bom dia.

Parabéns por seu trabalho inspirado no compromisso com a história, com a memória coletiva e minhas melhores vibrações de sucesso com os seus projetos, sobretudo a nova edição dos Mistérios do Vale.

(...)Tem a minha admiração e fraternura,

Ester Quadros"







O RECURSO DAS LENDAS DO LIVRO MISTÉRIOS DO VALE.

Na Casa de Repouso Vó Laura, realizamos encontros com abordagens grupais, que caracterizam uma roda de conversa. A finalidade dessas abordagens é promover uma estimulação global para se manter um bem estar geral. O público atendido são os idosos residentes, atualmente com 18 pessoas, 13 de feminino, 5 masculino. O público atendido, são pessoas com mais de 60 anos, que precisam de cuidados de terceiros devido aos estados de patologias crônicas agravadas com o avanço da idade ou com patologias relacionadas ao processo de envelhecimento, sendo na maioria com vínculos familiares e com baixa renda e escolaridade.

O objetivo das intervenções utilizando a contação de histórias, como as lendas do livro Mistérios do Vale, estão relacionados a recuperação e atualização da memória social, cultural, bem como da história de vida.

Apresenta-se a lenda através da leitura escolhida pelo grupo participante. Em seguida se inicia a conversa, com abordagem dialógica, para estimular com o uso do recurso de técnicas de reminiscências fazendo perguntas que remetem as recordações que passam a ocorrer no momento atual promovendo a atualização da memória cultural e a recuperação de um identidade pessoal. E realizado o encontro semanal, e estimula também o aspecto sócio interativo, e cognitivo pertinente as necessidades de atenção as formas adaptadas e possíveis para auxiliar na reabilitação no sentido de minorar as perdas cognitivas, sociais e funcionais no dia a dia.

O maior benefício é a atualização da memória social e cultural, indicada na melhoria de auto estima e sentimento de pertencimento a sociedade.

As pessoas idosas residentes atualmente são de origem das cidades do Sul de Minas, de outras aqui do Vale, como Caçapava, Paraibuna, e cidades do interior do oeste Paulista.De modo geral os contos do livro Mistérios do Vale, remetem as lembranças integrantes da memória coletiva, e promovem

um resgate desta memória no seu contexto cultural, permitindo uma atualização que promove imediatamente a melhoria da auto-estima pois reativa no interior da pessoa sua reserva humana.

Profissionais Responsáveis pelo trabalho de Estimulação Global na Casa de Repouso Vó Laura- Assistente Social Gerontóloga Rosa Ester Quadros, Educadora Física e Gerontóloga-Ana Paula Melo Gomes- Parceria com a Secretaria Municipal de Esportes-SJC.

Citações Bibliográficas Sobre Reminiscências- “ Reminiscência é memória, lembrança, aquilo que se conserva na memória” é o ato ou o processo de relembrar o passado. ”Costuma ser uma ocorrência natural na vida de cada pessoa, mais notadamente freqüente á medida que avança o tempo de vida.” Essa capacidade de armazenar fatos e de relembrar eventos do passado são importantes indicativos da contribuição que pessoas com maior tempo de vida, idosas podem proporcionar ao desenvolvimento cultural na sociedade que vivemos.Cada história de vida é um importante recurso na construção de nossa cultura.”

Autora- Souza, Maria Elza- A arte de compartilhar memórias- Reminiscências integrando Gerações. Ed. Vozes-1999. Experiência- UFB- Tese dissertativa de mestrado.

Outra autora que enfatiza a memória coletiva, é a poeta Cora Coralina, quando cita-“ Alguém deve rever, escrever e assinar os autos do passado antes que o tempo passe tudo a raso.”


Ester Quadros

Nenhum comentário: