quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Coluna Crônica Jornal de Caçapava: Bençãos e maldições do progresso.



(Jornal de Caçapava, 19 de agosto de 2011.)


Numa boa, chega de tanto progresso! Acabo de voltar da região central de São José dos Campos e depois de uma hora e meia procurando um local para estacionar, e não conseguindo, desisti e retornei para casa. Nem tive a pretensão de parar perto do local necessário, queria apenas parar. Você pode estar pensando: ‘Vá de ônibus’. Respondo só se você for usuário diário deles, aqui na cidade. Caso contrário, prefiro não comentar.

Fato é que com duas crianças, outro tanto de bolsas e materiais, fica difícil se aventurar mais do que já tento procurando um local para estacionar. Tenho cansado minha mente, há  alguns anos, pensando na necessidade de tanto progresso. Não que eu queira andar de carroça, passar roupa com ferro à brasa e muito menos curar minhas doenças contando somente com chá e oração, mas há limite para tanto progresso. Está na hora de parar de pensar em concreto e começar a pensar em qualidade de vida.
Em alguns bairros da cidade fica difícil respirar de tanto prédio no entorno. Para os quase claustrofóbicos, como eu, é um tormento; olhar para os lados e não conseguir ver um pouco de horizonte, olhar para cima e lutar para ver o céu com amplitude, credo!
Faça a experiência: passe um final de semana visitando os shoppings da cidade. Todos estarão lotados. Inclua nesta lista o centro da cidade e os supermercados, resposta: lotados.
Aliás, se resolver ir ao centro, evite os caminhos tradicionais, além dos congestionamentos, irão se deparar com boa quantidade de motoristas nem sempre bem educados. Esta cidade não merece um progresso que desista da qualidade de vida das pessoas e sinto que estamos caminhando para esta consequência.
São José dos Campos tinha o talento de conseguir proporcionar uma vida moderna sem perder o ar de cidade do interior, a meu ver sua mais valorosa qualidade. Lamento assisti-la descaracterizar-se.

Falar é fácil, atuar e resolver são outros quinhentos, até por isso demorei anos para finalizar este texto. Ontem, enquanto me organizava para escrever, encontrei estas linhas iniciadas há mais de três anos. Imagina! Lembrei-me que foi escrito num momento de agitação e pensei se ainda valeriam suas palavras. Totalmente. Liguei para alguns amigos e todos concordaram. Amamos muito São José dos Campos para não nos assustarmos por seu progresso cinza. Esta cidade é linda, já foi muito mais aconchegante e acolhedora e aos poucos se torna impessoal. Cabe a nós, que a amamos, não permitir que o progresso traga mais maldições que bênçãos.
E sua cidade, caro leitor, quais são suas bênçãos e maldições?
Este exame é bom de quando em quando, nos ajuda a lutar por nosso canto.

Sônia Gabriel

Nenhum comentário: