terça-feira, 1 de março de 2011

Sobre Ribeiro Couto...

Caros amigos, Letícia Teixeira Godrim é uma jovem muito dedicada aos estudos, está finalizando sua monografia do curso de Letras, mora em Mato Grosso. Enviou-me um e-mail solicitando informações sobre as cidades por onde Ribeiro Couto passou, aqui pelo Vale, e estamos fazendo descobertas maravilhosas nesta aventura literária. Combinamos de trocarmos as informações e quem souber algo sobre o Moço apaixonado da Menina, se puder, nos envie. Combinamos também, colocarmos no blog Mistérios do Vale, nossas descobertas, vamos confraternizando sobre autor e obra.
Trecho de nossa conversa...

Autor e sua musa.
"Prezada Letícia, não sou especialista em Ribeiro Couto, apenas leitora e, aliás, em se tratando do aspecto que você deseja abordar: a vida pessoal, ninguém pode ser especialista em humano algum. Acho você muito corajosa. Vamos conversando. Muito interessante essa sua abordagem e, sim, pode enviar seus pareceres para dividir conosco. Tenho certeza que os amigos que seguem o blog e os que dão uma passada, de vez em quando, para nosso café virtual, vão viajar com você. Envie o que desejar, vou colocando aqui em nosso cantinho. Utilize as indicações , os livros e as referências à vontade, infelizmente é só o que eu tenho no momento. Segue pelo correio. Também gostei muito dos ocorridos em Pouso Alto. Irei até lá para as fotografias que me pediu. Quanto ao retrato de Menina, este é o que está na Internet, sim, mas enviarei os que já consegui através da Casa de Cultura, inclusive os dos familiares dela. Você está desvendando um mistério para além de Ribeiro Couto.
Abraços,
Sônia Gabriel".


Links
http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/literatura/ribeiro_couto/biografia.htm
http://www.pousoalto.net/index.htm

"Couto: Pouso Alto é um nome estupendo. Parece nome de ninho de águia. Pouso Alto. Absolutamente sereno. É um programa."
Trecho de uma carta enviada por Manuel Bandeira ao amigo Ribeiro Couto, quando ele residia em Pouso Alto, em 25 de agosto de 1925.

http://www.pousoalto.net/ribeiro-couto-magis.htm

"Vindo dificilmente à lembrança como um dos lugares onde sopra o espírito, a cidade de Pouso Alto teve, entretanto, o seu momento de glória obscura e ignorada com a reunião de três homens que, esses sim, deixariam a sua marca na poesia brasileira: "Uma das visitas de Manuel Bandeira a Ribeiro Couto resultaria no histórico encontro no início de 1926, que fez com que a 'casinha cor-de-rosa' de Pouso Alto entrasse para a história social da nossa literatura ... "


Jornal: Globo Autor: Wilson Martins
Editoria: Prosa & Verso Tamanho: 980 palavras
Edição: 1 Caderno: Prosa & Verso ".


 
Letícia, está sendo um prazer esta viagem com você, estou aprendendo muito. Vamos seguindo...
Sônia Gabriel

Nenhum comentário: