quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma tarde em Guaratinguetá...(2)

Vista do Solar Camargo Rangel, a casa do Capitão João Baptista Rangel, fazendeiro e tropeiro, foi erguida em 1866 em taipas e pau-a-pique para sua residência urbana. Atualmente, é habitada pela sexta geração de descendentes do Capitão. Um monumento histórico que guarda mobiliário, alfaias, histórias e documentos do Império e da Primeira República.
Tudo é História.
Thereza Maia nos apresenta o interior do Solar, anfitriã amável nos conta histórias e lendas da cidade e do Solar. Uma visita rica, uma viagem no tempo e nos costumes. Fantástico.
Quintal do Solar (visto do alto), lindo o pomar. Um jardim espaçoso como já não se vê. Sem os barulhos urbanos, é possível imaginar as sinhazinhas no refresco da tarde, sonhando com seus amores.
Que presente! Tom Maia nos dando atenção. Sequestrado de seus desenhos.
A conversa foi muito animada, aprendi um pouco mais sobre literatura, história, escravidão, arquitetura, política e sobre a arte de bem receber, fomos atenciosa e delicadamente recebidas. Os olhos voltaram maravilhados com tanta beleza.
Que trabalho mais delicioso! Que foi? Não tenho culpa de ter escolhido esse ofício de aprender...
Rosa Estér nos brindando com Bach. Uma inspiração. Aplaudida por Thereza e por mim.
Matriz de Guaratinguetá, acompanhadas por Thereza Maia, percorremos o centro da cidade, seus monumentos e história.
Visitamos o Mercado Municipal, objeto de estudos de Rosa Estér. Foi um dia maravilhoso, trabalho adiantado, alma alimentada. Agradecemos nossa anfitriã Thereza Maia e toda sua família linda  e atenciosa para com suas visitantes.
Foram todos muito gentis.
Paz e bem!
Sônia Gabriel

Ah! Para conhecerem mais sobre Thereza e Tom Maia  e seus livros, é só entrar em seu site, link ao lado no Desvende o...