terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Só Parati...





Desde que li “Paraty- Encantos e Malassombras”, de Thereza e Tom Maia, sinto vontade de ir até lá com o livro nas mãos.
Nestas férias, realizei a vontade! Fomos por Cunha e voltamos por Ubatuba, viagem completa, o caminho em alguns trechos estava terrível por causa das chuvas, mas vale a pena insistir pela Estrada Real, é muito mais interessante.




O livro traz o resgate de uma cidade com seus casarões e mistérios, lendas e assombrações que circulam suas históricas e centenárias ruas. Ele é também um guia cultural, com ele fomos desvendando cada rua do centro histórico e cercanias. Enquanto encontrávamos as construções citadas, meu filho André ia lendo sobre as lendas, as histórias e estórias do local.




A Rua Dona Geralda, cheia de moradores ilustres no passado e no presente, a casa de número cinco foi a que mais encantou o pequeno, a história do tipógrafo. A Rua do Fogo, da Praia, Fresca, do Mercado. As igrejas, cadeia, praças, monumentos... Tudo convida a uma viagem no tempo e na imaginação.


Horário ideal para realizar o circuito do livro? Bem cedo. Quanto mais tarde, mais cheio fica o centro; as lojinhas lotadas e aí não é mais possível caminhar sossegado, muito menos conversar sobre os casarões e seus personagens.
Valeu a viagem proporcionada pela longa pesquisa de Thereza e Tom Maia, como sempre.
Leiam o livro, façam o roteiro, vocês se encantarão.
Paz e bem!
Energia e disposição para este novo ano que já está sendo tudo de bom.

Sônia Gabriel





6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sonia!

Que bom saber de você e sua Família, está uma grávida linda!!!! É um estado de Graça.

Pensamos muito em você aqui no Museu.

Flávia

Anônimo disse...

Sonia,

Obrigada pela dica. Como faço para adquirir o livro "Paraty - Encantos e Malassombras"? Adorei as imagens da cidade e o entusiasmo do seu filho. Filho de peixe, peixinho é.

Abraços,

Conceição Molinaro

Anônimo disse...

Eita!

Que lindo!
Sua barriga...eu não sabia!
Eu e a Cristina lhe desejamos a vc e a seu marido muitas alegrias...

Carlinhos Tiaca

Anônimo disse...

Olá minha amiga!

Tudo bem? Fico encantada e aprendo sempre com vc. Não é a primeira vez que digo e nem será a última: parabéns pela forma com que vc e o Paulo educam o André. Mesmo passeando, estão aprendendo. Parabéns.
PS: Vc está enorme de linda... Existe isso? Foi o que me veio a cabeça quando te vi na foto. Não vejo a hora de nos reencontrarmos.
Karine

Anônimo disse...

Um 2009 fantástico para vc.
abraços
Issa e Beth

Alex Gomes disse...

Eu simplesmente amei esta postagem. Vou ler o livro.